Praia de águas aquecidas é vizinha de usina nuclear; descubra esse ponto turístico

 

Reprodução/Redes sociais

Já imaginou nadar em um mar de águas aquecidas? A Praia do Laboratório, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, oferece exatamente isso. Com águas mornas e paisagem paradisíaca, o local atrai visitantes o ano todo. Mas, qual é o motivo das águas quentes?


A praia está situada próximo às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, pertencentes à Eletronuclear. Devido a essa peculiaridade, muitas pessoas ficam em dúvida se desfrutar dessa experiência é seguro ou se um simples mergulho pode ser prejudicial à saúde.


Para esclarecer essas questões, a BHAZ entrou em contato com a professora Nelcy Mohallem, que explica como as usinas operam e se há riscos ao aproveitar as águas cristalinas da praia carioca.


Nelcy, que ensina sobre radiação no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que empresas responsáveis por usinas costumam monitorar regularmente os locais.


Segundo a professora, a troca de calor dentro dos reatores transfere a água para outro sistema, e o restante do líquido é despejado nas águas do mar da Praia do Laboratório. "Toda usina nuclear usa material radioativo para aquecer a água. Esse aquecimento, dentro da própria usina, é que será transformado em energia elétrica. Os restos da água que saem são jogados, por meio de tubulações, em rios ou mares, neste caso", explica.


Basicamente, a água é coletada do mar para resfriar o reator da usina e, posteriormente, devolvida ao mar já aquecida.


Fonte: https://bhaz.com.br/noticias/variedades/praia-agua-quente-angra-dos-reis/

Postar um comentário

0 Comentários